Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar as diferenças entre os modelos de demonstração do professor, video-tape e criança, na aquisição e retenção de uma destreza motora fechada, explicadas através da Teoria de Processamento de Informação. A amostra consistiu de 60 escolares, na faixa etária de 10 a 12 anos, pertencentes à Rede Oficial de Ensino de Londrina- PR, subdivididos em três grupos experimentais de 20 escolares cada, sendo dez do sexo feminino e dez do sexo masculino. Para cada grupo foi utilizado um modelo diferente na demonstração de uma seqüência de Ginástica Artística. A tarefa consistiu em aprender uma seqüência lógica de dez movimentos em ordem serial e recordá-las após um intervalo de 70 dias. Para o tratamento estatístico dos dados foram empregados os procedimentos da análise de "variância", além do teste "t" de STUDENT para dados emparelhados. Os resultados indicaram não ter ocorrido diferenças significativas entre os três modelos de demonstração, independentes do sexo, em relação à capacidade de deter informações na memória de curta duração e em relação ao escore de aprendizagem. Os resultados indicaram ainda que o modelo professor e criança proporcionam a aprendizagem através de menor número de tentativas quando comparada ao modelo vídeo-tape. Quanto à retenção da informação na memória de longa duração, constatou-se que não houve deteriorização da informação, não tendo ocorrido diferenças significativas entre a aprendizagem inicial e o teste de retenção, nos três grupos o que comprova a similaridade na utilização dos três modelos.

Acessar Arquivo