Resumo


O Campeonato Brasileiro de League of Legends é atualmente um dos principais torneios competitivos do cenário de eSports.  Para empresas, estarem presentes neste nicho expande uma janela ampla de visibilidade para as marcas patrocinadoras, logo, é nesse momento que as mesmas expõem seus produtos ou serviços, sendo importante analisar a eficácia do patrocinador na atitude de compra. Objetivo: Analisar a eficácia dos patrocínios esportivos no ambiente do League of Legends no Brasil e a sua influência na atitude de compra por parte dos consumidores esportivos. Metodologia: Caracteriza-se como uma abordagem quantitativa. Composto por 215 torcedores, que assistiram ao menos um jogo do CBLOL, nas temporadas de 2021 e 2022, e que tenham a idade mínima de 18 anos. Foi utilizado um instrumento adaptado que busca analisar a eficácia do patrocinador na atitude de compra. A coleta ocorreu de forma on-line durante o ano de 2021 e 2022. Resultados e Discussão: De acordo com o perfil sociodemográfico da amostra, a maioria foi composta por homens, jovens, com ensino médio completo e empregados. Todas as dimensões foram avaliadas positivamente, o que conduz a uma boa eficácia das estratégias de patrocínio das marcas. De acordo com o modelo global os resultados da análise apresentaram valência de 64% na variação das intenções de compra. Desse modo, é importante que as marcas possuam estratégias para que sejam recordadas pelos torcedores, pois é por meio dessa ação que irá ocorrer a atitude de compra. Conclusão: As dimensões aqui analisadas determinaram a eficácia do patrocínio, o qual influencia positivamente na atitude de compra dos torcedores do League of Legends em relação aos produtos e serviços das marcas patrocinadoras.

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