Resumo

o principal objetivo deste estudo foi investigar a melhora dos rendimentos de atletas de equipes desportivas de nado sincronizado e futebol posição meio-campo, respeitando as características hemisféricas, usando para isso um treinamento de prática mental associado à aplicação do Método M.R. © 2004 de POTENCIAUZAÇÃO CEREBRAL ® e controle da mente. A mostra do estudo em pauta foi caracterizada por dois grupos (A e B) com 8 indivíduos cada, (A) jogadores meio-campo de equipe de futebol masculino e (B) nadadoras de uma equipe de nado sincronizado feminino de dois clubes cariocas distintos, da categoria (juvenil) constatadas suas preferências hemisféricas através do teste de CLEM. Foram avaliadas a performance física antes e depois do treinamento com o Método M.R seguindo os critérios técnicos das modalidades. Optou-se por se proceder um procedimento estatístico por meio de análise descritiva com: média, mediana, desvio-padrão, erro-padrão e coeficiente de variação. A análise inferendal foi feita pelo teste de normalidade de Shapiro-Wilk. O procedimento estatístico do Teste-t de Student independente foi utilizado para verificar possíveis diferenças entre as médias inter-avaliadores do nado sincronizado. O Teste-t de Student, pareado foi utilizado para verificar as diferenças entre as médias das variáveis descritas anteriormente para o grupo de nado sincronizado e futebol. Todas as variáveis analisadas apresentaram melhoras percentuais e os valores médios encontrados foram estatisticamente significativos quando comparados aos resultados do período anterior ao treinamento (pO,OS). A variável velocidade SOm com bola descreveu a maior variação percentual seguida das variáveis 3200m e velocidade SOm sem bola; demonstrando que o Método MR © 2004 de Potencialização Cerebral® e controle da mente foi eficaz no que se refere ao treinamento com os atletas. Considerando os resultados encontrados foi possível mensurar através do Teste-t de Student pareado pará o grupo praticante de nado sincronizado e para o grupo praticante de futebol meio campo, esse estudo aceita a hipótese investigada HI, ou seja, o programa instituído para potencializar a atividade cortical produziu efeitos sobre os desempenhos desportivos específicos nas modalidades das categorias escolhidas dos grupos, respeitando as características hemisféricas individuais e dos grupos.

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