A Eficiência de Dois Métodos de Ensino de Um Fundamento do Tênis de Campo
Por Walter J. Nunes (Autor), Estélio Henrique Martin Dantas (Autor), Francisco Carreiro da Costa (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A análise de um método de ensino pode ser feita pelo viés da eficiência (o processo). Objetivo: comparar dois métodos de ensino do golpe de direita do tênis, o de educação para o fundamento (MEEF) e o de repetição do fundamento (MERF). Metodologia: pesquisa experimental, na qual o universo de alunos da UFRRJ (n=65, idade de 17 a 24 anos, 26 moças e 39 rapazes) foi randômicamente dividido em dois grupos Por intermédio do sistema de observação OBEL da Universidade de Liége, PIÉRON (1982), aperfeiçoado por CARREIRO DACOSTA (1998). Foram analisados: (1) Gestão de Tempo de Aula; (2) Comportamento do Aluno; (3) Nível de Atenção do Aluno e (4) Grau de Satisfação do Aluno. Os dados colhidos foram tratados por meio de MANOVA e do Teste t de Student.