Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos da influência que a aprendizagem do saque de tênis exerce sobre o desempenho do saque estilo-tênis, no voleibol, em meninas de 13 e 14 anos. A pesquisa que o estudo originou foi efetuada com alunas da Escola de 1º e 2º graus do Colégio Sant’Anna de Santa Maria, RS. A população alvo do presente estudo foram os alunos de sexo feminino das 7ªs. e 8ªs. séries, das quais após controlar as variáveis idade, aprendizagem anterior e aprendizagem simultânea, foram divididas aleatoriamente, por sorteio, em dois grupos de 15 sujeitos que constituíram os grupos experimental e controle. Os dois grupos foram submetidos a um pré-teste seletivo não discriminatório. Foram administradas ao grupo experimental 12 sessões de saque de tênis, com duração de cinqüenta minutos, composto por exercícios específicos da modalidade enquanto o grupo controle não foi submetido a tratamento. Os instrumentos utilizados para a avaliação do saque estilo tênis no voleibol e para a análise do gesto foram elaborados pelo autor, devido a não existência de testes standartizados, o que consigna originalidade ao atual trabalho. Testados, estes instrumentos foram considerados válidos e fidedignos por especialistas na área. Os dados coletados através de instrumentos, questionários e matriz de observação, foram analisados por um tratamento, teste "T", para duas amostras independentes. Os resultados permitiram supor que o grupo experimental obteve um desempenho melhor em uma única execução do saque estilo-tênis de voleibol, do que o grupo controle, que não havia realizado a aprendizagem. Com fundamento nos resultados sugeriu-se novas pesquisas para maior abrangência do estudo.

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