Resumo

Objetivo:
O objetivo deste estudo foi de identificar o conhecimento dos alunos da EJA sobre a obesidade, percebendo como a Escola e a Educação Física tratam do assunto no meio escolar.

Métodos e Resultados:
O estudo foi realizado em uma escola onde a modalidade EJA é oferecida, na cidade de Aracaju em Sergipe no Brasil. Participaram da pesquisa 120 alunos com idades variando entre 17 e 40 anos, e se constituiu com a aplicação de um questionário. O questionário foi o método de recolha de dados escolhido, pois de acordo com Marconi & Lakatos (2006) é um instrumento que oferece a vantagem de atingir um maior número de pessoas simultaneamente. De modo geral todos respondentes entendem e sabem o que é a obesidade. Porém este conhecimento para 48 alunos em poucos momentos já discutiram o tema na escola, sendo o professor de Educação Física e Biologia os responsáveis por terem tratado do assunto. Já 72 alunos sabem sobre o assunto, mas não foi na escola que adquiriram o conhecimento. Sobre a prevenção, todos entendem que se deve controlar a alimentação e o exercício físico como algo que poderia ajudar a impedir o desenvolvimento da obesidade. Mas ainda assim, 100% dos alunos se mostraram favoráveis a discutir mais sobre o assunto.

Conclusão:
Conclui-se que os alunos participantes do estudo em sua maioria ainda necessitam de esclarecimentos sobre o tema da obesidade, uma vez que o conhecimento que apresentaram pouco foi discutido no ambiente escolar da sala de aula.