A elaboração de propostas pedagógicas para a dimensão criativa do circo na iniciação artística
Por Alexandre Fagundes (Autor), Bruna Ribeiro de Freitas (Autor), Bruno Barth Pinto Tucunduva (Autor), Renata da Silva Vedovato (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
O circo na contemporaneidade está presente não apenas “sob a lona”, ou seja, no âmbito artístico, mas também em outros espaços como projetos sociais, lazer, educação e saúde. No entanto, a produção sobre a pedagogia do circo não acompanhou essa popularização, o que dificulta a elaboração de propostas de ensino embasadas na literatura. O ensino do circo é composto pelo aprendizado de habilidades técnicas e capacidades físicas, educação estética (forma e gestualidade), e criatividade artística (inovação, originalidade). O que observamos na atualidade é uma falta de equilíbrio entre essas dimensões, sobretudo em aulas de iniciação. O que se observa geralmente na prática são aulas tecnicistas, algo que acaba reduzindo a arte circense a movimentos ginásticos. No aprendizado inicial, a dimensão artística do circo é uma forma de explorar as potencialidades de movimento. Nesse processo, o desenvolvimento da criatividade é indispensável, pois gera autonomia para não se limitar à reprodução técnica. Contemplando uma variedade de habilidades e situações que fogem do cotidiano, o circo consegue expandir o acervo motor e lógico de seus praticantes