Resumo

O circo na contemporaneidade está presente não apenas “sob a lona”, ou seja, no âmbito artístico, mas também em outros espaços como projetos sociais, lazer, educação e saúde. No entanto, a produção sobre a pedagogia do circo não acompanhou essa popularização, o que dificulta a elaboração de propostas de ensino embasadas na literatura. O ensino do circo é composto pelo aprendizado de habilidades técnicas e capacidades físicas, educação estética (forma e gestualidade), e criatividade artística (inovação, originalidade). O que observamos na atualidade é uma falta de equilíbrio entre essas dimensões, sobretudo em aulas de iniciação. O que se observa geralmente na prática são aulas tecnicistas, algo que acaba reduzindo a arte circense a movimentos ginásticos. No aprendizado inicial, a dimensão artística do circo é uma forma de explorar as potencialidades de movimento. Nesse processo, o desenvolvimento da criatividade é indispensável, pois gera autonomia para não se limitar à reprodução técnica. Contemplando uma variedade de habilidades e situações que fogem do cotidiano, o circo consegue expandir o acervo motor e lógico de seus praticantes

Acessar