A Elaboração Do Plano De Ensino Como Formação Continuada Na Escola
Por Rodrigo Rocha Lima (Autor), Anderson Da Silva Santos Guerra (Autor), Marina Boechat Da Cunha (Autor), Tiago Siqueira Da Silva (Autor), Ricardo Ruffoni (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O planejamento anual na escola considera os documentos oficiais que regem seu cotidiano. Destacam-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2018), as Orientações Curriculares (2020) e as Orientações Curriculares para o PEJA (2021). Além destes documentos, as escolas possuem o PPP (Projeto Político-Pedagógico), que explicita o contexto da escola e norteia suas ações pedagógicas, dentre elas a formação continuada (FC) De acordo com Ferreira e Henrique (2016), a FC “é o tipo de formação em que o sujeito 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. tem a oportunidade de obter novos conhecimentos, analisar e refletir sobre sua prática profissional”. Baseia-se “no aprofundamento de conhecimentos como sendo a condição para a realização do trabalho educativo diante das novas tecnologias” (AMORIM; DUQUES, p. 231, 2017).