Resumo

A empatia é um construto multifacetado que consiste na capacidade de compreender os sentimentos e emoções durante as relações interpessoais, induzindo o indivíduo a experienciar, de forma objetiva e racional, os sentimentos dos demais. O objetivo desta pesquisa foi estimar a prevalência da empatia em adolescentes de uma escola pública e identificar os fatores associados a ela e às suas dimensões. A amostra foi composta por 337 adolescentes do sexo masculino e do sexo feminino, das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Montes Claros, em Minas Gerais, que responderam à escala multidimensional de reatividade interpessoal de Davis. Em relação à análise dos dados, as variáveis avaliadas foram descritas por frequências absolutas e relativas. A Razão de Prevalência bruta e ajustada foi utilizada para avaliar a magnitude da associação entre as variáveis dependentes e independentes. O teste deviance foi utilizado para avaliar a qualidade dos modelos ajustados. Os resultados deste estudo demonstraram que não houve significância estatística positiva entre a empatia e as variáveis independentes consideradas: número de pessoas na família, atividade física e religiosidade. Entretanto, foi observada uma significância estatística positiva entre a empatia e a variável sexo, evidenciando o sexo feminino como mais empático em relação ao masculino, uma vez que foram encontrados maiores escores em todas as dimensões da empatia, tanto cognitiva quanto afetiva, obtidas pelos estudantes.

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