A Empatia de Adolescentes em Relação Aos Aspectos Que Medeiam Suas Vidas.
Por Ana Cristina de Oliveira (Autor), Maria de Fatima de Matos Maia (Autor), Celina Aparecida Gonçalves Lima (Autor), Adriana Tolentino Santos (Autor), Cledilene Muniz de Oliveira (Autor), Keila Raiany Pereira Silva (Autor), Thatiana Maia Tolentino (Autor).
Resumo
A empatia é um construto multifacetado que consiste na capacidade de compreender os sentimentos e emoções durante as relações interpessoais, induzindo o indivíduo a experienciar, de forma objetiva e racional, os sentimentos dos demais. O objetivo desta pesquisa foi estimar a prevalência da empatia em adolescentes de uma escola pública e identificar os fatores associados a ela e às suas dimensões. A amostra foi composta por 337 adolescentes do sexo masculino e do sexo feminino, das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Montes Claros, em Minas Gerais, que responderam à escala multidimensional de reatividade interpessoal de Davis. Em relação à análise dos dados, as variáveis avaliadas foram descritas por frequências absolutas e relativas. A Razão de Prevalência bruta e ajustada foi utilizada para avaliar a magnitude da associação entre as variáveis dependentes e independentes. O teste deviance foi utilizado para avaliar a qualidade dos modelos ajustados. Os resultados deste estudo demonstraram que não houve significância estatística positiva entre a empatia e as variáveis independentes consideradas: número de pessoas na família, atividade física e religiosidade. Entretanto, foi observada uma significância estatística positiva entre a empatia e a variável sexo, evidenciando o sexo feminino como mais empático em relação ao masculino, uma vez que foram encontrados maiores escores em todas as dimensões da empatia, tanto cognitiva quanto afetiva, obtidas pelos estudantes.