Resumo

Introdução:As  epistemologias  da  prática  profissional  compõem  parte  relevante  das  investigações  científicasvoltadas ao desenvolvimento de treinadores e treinadoras de esportes que tome em conta a interação entre teoriase  práticas  aplicadas  e  o  alinhamento  lógico  entre  métodos  e  didáticas.  A  subárea  da  Pedagogia  do  Esporte,  aopropor  a  organização,  sistematização,  aplicação  e  avaliação  de  conteúdos  relevantes,  sugere  transcender  asdimensões biológicas e mecanicistas de atividades esportivas pela estruturação de modelos de ensino dinâmicos esistêmicos.Objetivo:Assim, o projeto visa desvelar a manifestação das epistemologias da prática profissional detreinadores  e  treinadoras  de  futebol,  no  contexto  de  alto  rendimento  e  apurar  como  a  condução  pedagógica,metodológica  e  didática  nos  treinamentos  reverberam  modelos  de  ensino  específicos  à  Pedagogia  do  Esporte.Além  disso,  terão  de  treinamento  observadas,  de  modo  a  terem  examinadas  suas  relações  com  a  práxis,  aconstituição e mobilização de saberes profissionais e se obtenha um de suas identidades epistemológicas.

Acessar