A Epistemologia da Prática Profissional de Treinador e Treinadora: Um Olhar Aos Aspectos Didático - Metodológicos no Futebol
Por Luis Felipe Nogueira Silva (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Resumo
Introdução:As epistemologias da prática profissional compõem parte relevante das investigações científicasvoltadas ao desenvolvimento de treinadores e treinadoras de esportes que tome em conta a interação entre teoriase práticas aplicadas e o alinhamento lógico entre métodos e didáticas. A subárea da Pedagogia do Esporte, aopropor a organização, sistematização, aplicação e avaliação de conteúdos relevantes, sugere transcender asdimensões biológicas e mecanicistas de atividades esportivas pela estruturação de modelos de ensino dinâmicos esistêmicos.Objetivo:Assim, o projeto visa desvelar a manifestação das epistemologias da prática profissional detreinadores e treinadoras de futebol, no contexto de alto rendimento e apurar como a condução pedagógica,metodológica e didática nos treinamentos reverberam modelos de ensino específicos à Pedagogia do Esporte.Além disso, terão de treinamento observadas, de modo a terem examinadas suas relações com a práxis, aconstituição e mobilização de saberes profissionais e se obtenha um de suas identidades epistemológicas.