Resumo

A epistemologia é a ciência que explica a origem do conhecimento a partir da identificação metódica e reflexiva de conceitos teóricos e paradigmas. No campo educacional, atenta-se ao modo como os docentes lidam, incorporam, aplicam, produzem e transformam saberes que constituem sua identidade pessoal e profissional. Desse modo, o presente estudo, de natureza qualitativa e do tipo descrito-exploratória, teve como objetivos: descrever as intencionalidades pedagógicas reverberadas pelas ações e intervenções de dois professores de educação física em suas aulas na educação formal; situar a prática pedagógica dos professores desde as três grandes teorias do conhecimento, inatismo, empirismo e interacionismo; verificar a mobilização dos saberes docentes pela epistemologia da prática; fomentar reflexões quanto à coesão entre teoria e prática efetuada no ato docente. Utilizou-se como método com cada um dos participantes: nove sessões de observação não participantes, duas entrevistas semiestruturadas, aplicação de um questionário fechado, confecção e entrega de um relatório contendo diagnósticos sobre as epistemologias de suas práticas pedagógicas. As análises foram realizadas pela técnica da Análise de Conteúdo e os resultados, destacados em tabelas que sintetizaram os diagnósticos, sustentados pelo marco teórico do estudo. Nesse sentido, foram aferidas as epistemologias ressoadas pela prática pedagógica dos professores levando em conta o processo de fomentação e desconstrução dos saberes profissionais a partir do ambiente universitário, do contexto de trabalho e por crenças e concepções pessoais emanadas pelas trajetórias de vida e relação com o esporte e a educação física, considerando as nuances específicas da área. Posto isso, o estudo, à luz das três grandes teorias do conhecimento, identificou contradições epistemológicas por parte dos professores de educação física entre discurso e prática, dada a diversidade e ambiguidade dos saberes profissionais docentes. Admitindo que o ensino é uma prática social complexa, reforça-se, assim, a necessidade de constante reflexão e problematização do ato pedagógico de modo a conferir lógica entre intencionalidades docentes na educação física, epistemologias que dão sustentação à base pedagógica docente e práticas reverberadas, caracterizadas pelo conceito de práxis.

Disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/

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