Resumo

Vin­te e duas mar­cas do atle­tis­mo têm mais de dez anos, mas o fim da épo­ca dos re­cor­des não está pró­xi­mo

Dai­a­ne dos San­tos na pro­va solo: a úni­ca a exe­cu­tar dois ti­pos de mo­vi­men­to Dai­a­ne dos San­tos na pro­va solo: a úni­ca a exe­cu­tar dois ti­pos de mo­vi­men­to

Ci­ti­us, al­ti­us, for­ti­us. Há exa­tos 110 anos, o mote olím­pi­co se re­su­me a es­sas três pa­la­vras la­ti­nas, que sig­ni­fi­cam mais rá­pi­do, mais alto, mais for­te. Ori­gi­nal­men­te, o lema de­ve­ria ser en­ten­di­do como um es­tí­mu­lo para que cada atle­ta des­se o me­lhor de si em sua pro­va, sem se pre­o­cu­par com a co­lo­ca­ção fi­nal e o de­sem­pe­nho dos opo­nen­tes. Lu­tar para su­pe­rar os pró­­pri­os li­mi­tes já era uma vi­tó­ria. Afi­nal, o im­por­tan­te era com­pe­tir, não ven­cer. Mas os cam­pe­õ­es pa­re­cem fa­zer uma lei­tu­ra di­fe­ren­te do ve­lho slo­gan: que­rem ser mais rá­pi­dos, mais al­tos e mais for­tes do que to­dos – e se pos­sí­vel es­cre­ver seu nome na his­tó­ria com um re­cor­de mun­di­al ou olím­pi­co, que lhes tra­rá fama e, às ve­zes, for­tu­na. Até que pon­to o ser hu­ma­no con­se­gui­rá es­ten­der as fron­tei­ras de seu de­sem­pe­nho atlé­ti­co? Nin­guém sabe res­pon­der com cer­te­za.

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