A escalada: ampliando novos horizontes no meio escolar
Por Anderson Almeida Fernandes (Autor), Cláudia Andréia Fuentes Mello (Autor).
Resumo
Com o passar dos anos, vem tornando-se indispensável a presença da prática esportiva na sociedade, não somente como um meio de competição, mas também como forma de socialização entre as pessoas. Com isso, vem aumentando a procura por atividades diferentes, tanto para minimizar os efeitos negativos causados pelo ócio quanto para mudar a rotina do seu cotidiano. Assim, esse trabalho teve como objetivo apontar a importância do desenvolvimento de novas atividades dentro da escola, e nesse contexto os chamados Esportes de Aventura ganham cada vez mais espaço. Sendo assim, os professores de Educação Física vêm procurando inserir dentro de suas aulas modalidades como: trilhas, passeios ecológicos, acampamentos, etc. Nessa perspectiva, escolas particulares do Rio de Janeiro e São Paulo implantaram paredes de escalada artificiais – escalada indoor – afim de, proporcionar para seus alunos, novas experiências muitas vezes ainda não apreciadas, além de desenvolver com essas práticas, uma melhora significativa no fortalecimento muscular, articular e ósseo, coordenação, equilíbrio, agilidade, concentração, dentre outros benefícios como a interação com outras disciplinas curriculares, onde questões ambientais e ecológicas podem ser evidenciadas, fazendo com que a superação de limites e o companheirismo, sejam os principais fatores visualizados nos praticantes.