Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, utilizando-se da análise documental, buscou investigar os trabalhos apresentados em todas as edições do Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA), no período de 2006 a 2010, que discorreram sobre o tema escalada, bem como, o enfoque dos mesmos, visto que a escalada vem se sobressaindo bastante dentre as atividades de aventura sendo, muitas vezes, desenvolvida, tanto no âmbito do divertimento, como também sendo utilizada em âmbito do treinamento corporativo, com diferentes objetivos, o que tem atraído a atenção dos estudiosos. Método: O estudo, de natureza qualitativa, utilizou a análise documental, realizada nos Anais do CBAA, fazendo-se um levantamento de dados, no qual o foco estava na busca da palavra escalada como tema principal constante no título da apresentação oral ou do pôster. Os enfoques dados para a escalada nos estudos desenvolvidos foram analisados descritivamente, por meio da utilização da Técnica de Análise de Conteúdo Temático e foram divididos em 4 eixos temáticos, a saber: 1. no contexto escolar (9 trabalhos); 2. metodologia e segurança (5 trabalhos); 3. qualidade de vida (4 trabalhos) e; 4. sensações (2 trabalhos). Resultados: Dentre 313 trabalhos 15%, versavam sobre este tema. A maior incidência verificada ocorreu em 2008, com 35% dessa produção, seguida de 2007 e 2010, que alcançaram o índice de 25% cada um deles. Em 2009 foram produzidos 10% e no primeiro ano do CBAA, em 2006, apenas 5%. No primeiro eixo foi possível notar que muitas propostas foram feitas adequando esta prática para o âmbito escolar, vivenciada durante as aulas de Educação Física. No segundo eixo, os trabalhos buscaram esclarecer e mostrar como esta prática tem sido realizada, os métodos e a segurança que deve ser preservada em seu desenvolvimento

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