Resumo

Este trabalho versa sobre a importância das atividades lúdicas, manifestadas no lazer, e sua relação com a educação, analisando a necessidade da sua incorporação no cotidiano da Escola, tendo em vista o grande auxílio que podem oferecer ao processo de ensino aprendizagem face ao atual estágio da educação nacional e dos seus resultados. A pesquisa é bibliográfica, a partir de levantamento inicial efetuado no Sistema de Bibliotecas da UNIMEP. O texto não defende o hedonismo puro e simples, nem a falta de autoridade institucional ou a perda do controle docente, pois parte do pressuposto da "seriedade" da brincadeira e dos jogos adotados pelas mais diversas disciplinas curriculares. Enfatiza a importância da educação com alegria e com felicidade, para a eficiência a partir da espontaneidade, gerando a satisfação dos alunos em aprender, participar, cooperar e interagir, em função do melhor aproveitamento do momento em que vivem, do "aqui e agora", enquanto "preparam" o futuro. Defendo que todo o processo educacional brasileiro, a partir dos professores e das instituições de ensino, merece e precisa de urgente revisão, e coloco como opção para contribuir nesse esforço de mudança a disciplina Educação Física e seus profissionais que, por características históricas, tratam dos jogos e brincadeiras associadas à educação (e também à instrução), sem a pretensão de querer acreditar na supremacia deste componente curricular ou de outro qualquer, sobre os demais que compõem o quadro da Escola. A dissertação é dividida em três capítulos interrelacionados: No primeiro - "Componente Lúdico da Cultura" -, o lúdico é analisado não de forma isolada, mas como integrante da cultura considerada do ponto de vista antropológico, em suas várias manifestações: jogo, brinquedo, etc.; No segundo - "O Cotidiano da Escola" - a instituição é analisada por dentro, no seu estágio atual, com relação às atividades lúdicas; No terceiro - "A Importância da Incorporação do Componente Lúdico da Cultura no Cotidiano da Escola" -, são feitas relações entre os dois primeiros tópicos, com propostas educacionais alternativas, de modo a incorporar a alegria na Escola.

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