A escola como espaço de inclusão, partindo do olhar de professoras de educação física
Por Alexsandra De Lima Pereira (Autor), Jeannfer Nathali Leite Cristo (Autor), Letícia Alves Oliveira (Autor), Joyce Duarte Gomes (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Ao discutir-se acerca do corpo com deficiência na escola, deve-se partir do entendimento de que a escola é um ambiente único da sociedade, permeada de cultura, nela se vive coletivamente e se discute temas muito importantes que devem ser trabalhados desde cedo, na educação infantil e ensino fundamental, e claro, se estender ao longo da formação dos indivíduos, pautas como a violência, o trabalho, a inclusão servem de exemplos. A inclusão deve ser amplamente dialogada tendo em vista o crescente número de alunos matriculados na educação básica de ensino, segundo dados do Inep (2021). As matrículas entre os anos 2010-2021 na educação infantil passaram de 34.044 para 106.853, no ensino fundamental 380.112 para 840.295 e no ensino médio de 27.695 para 172.897. O que incumbe a escola um constante aperfeiçoamento para a recepção deste público-alvo da Educação Especial (PAEE). O presente trabalho se trata de um estudo de abordagem qualitativa que segundo Freitas e Prodanov “o ambiente natural é fonte direta para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados.” (FREITAS; PRODANOV, 2013, p. 127).