Resumo

Ao discutir-se acerca do corpo com deficiência na escola, deve-se partir do entendimento de que a escola é um ambiente único da sociedade, permeada de cultura, nela se vive coletivamente e se discute temas muito importantes que devem ser trabalhados desde cedo, na educação infantil e ensino fundamental, e claro, se estender ao longo da formação dos indivíduos, pautas como a violência, o trabalho, a inclusão servem de exemplos. A inclusão deve ser amplamente dialogada tendo em vista o crescente número de alunos matriculados na educação básica de ensino, segundo dados do Inep (2021). As matrículas entre os anos 2010-2021 na educação infantil passaram de 34.044 para 106.853, no ensino fundamental 380.112 para 840.295 e no ensino médio de 27.695 para 172.897. O que incumbe a escola um constante aperfeiçoamento para a recepção deste público-alvo da Educação Especial (PAEE). O presente trabalho se trata de um estudo de abordagem qualitativa que segundo Freitas e Prodanov “o ambiente natural é fonte direta para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados.” (FREITAS; PRODANOV, 2013, p. 127).

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