Resumo

Tendo em vista a situação sócio educacional do esporte, este artigo visa trazer uma abordagem humanizada e consciente das práticas esportivas, não só contemplando as questões rotineiras do esporte, como atendendo a uma outra dimensão do esporte: o esporte pedagógico, com intuito de promover uma maior e melhor reflexão sobre as abordagens do esporte da/na escola, como algo primordial a ser ofertado desde a infância, proporcionando ao educando conhecer, descobrir e apreciar o esporte da maneira que melhor lhe convém. Este artigo tem como objetivo central identificar quais as relações entre esporte e educação, visando à promoção do empoderamento de crianças e adolescentes, dentro do espaço escolar. O mesmo é norteado pela importância de práticas esportivas nas escolas, buscando identificar quais as maneiras de apresentação do esporte dentro dela, observando as mudanças e transformações sociais e cidadãs nos estudantes. Também busca verificar se a escola junto ao esporte tem funcionado de maneira harmoniosa, para se chegar a objetivos comuns nos processos de aquisição de conhecimentos e aprendizagens. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com atletas olímpicos de Pernambuco, almejamos trazer algumas contribuições, apontando limites e possibilidades de uma educação emancipatória e empoderada, que usa as ferramentas necessárias para uma educação transformadora e de significados. Dentro desta perspectiva, o esporte aparece como essa ferramenta de mudança. Entendendo que tais atletas trazem consigo suas histórias cheias de sentidos e representações que serviram de arcabouço para identificar algumas práticas ainda recorrentes na educação básica que interferem no processo de quisição de novoc conceitos e de ensino-aprendizagem que o esporte pode promover. Quanto aos resultados, é salutar que os investimentos na educação e no esporte sejam garantidos para que se promova uma educação inclusiva e de qualidade.