A Escola Como Lugar de Desenvolvimento da Aptidão Física Para a Promoção da Saúde

Por Adriano Carneiro Loureiro (Autor),

Parte de Educação Física Escolar: Referenciais Para o Ensino de Qualidade . páginas 199

Resumo

Introdução

O século XXI vem apresentando novos desafios para a escola, no caso do objeto deste ensaio, para a educação física. O oferecimento e desenvolvimento das atividades físicas e esportivas, como objetivo primeiro dessa componente curricular, revestem-se de relação direta com a aquisição de competências sociais e emocionias, como capacidades fundamentais para o desenvolvimento humano. Essas competências são adquiridas ao longo da vida, porém, existem grupos que por viverem em contextos desfavoráveis, precisam de um trabalho especial, no sentido de se desenvolverem (Simões, 2015). Assim, ao considerar aspectos subjetivos dessas manifestações culturais, abrimos a perspectiva de ser possível uma aprendizagem para o bem estar, onde experiências motoras como o brincar, pedalar, dançar, correr e jogar, sejam incorporadas naturalmente ao estilo de vida. 

Arquivo