A Escola dos Que Passam Sem Saber: a Prática da Não-retenção Escolar na Narrativa de Alunos e Familiares
Por Dília Maria Andrade Glória (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 22, 2003. Da página 61 a 76
Resumo
Analisa as percepções e vivências de alunos de camadas populares e de suas famílias sobre a adoção do princípio da não-retenção em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte (MG). Como procedimento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para se apreender e compreender as percepções desses atores sobre a não-retenção escolar e como essa prática tem interferido nas situações de fracasso ou sucesso escolar dos alunos. A conclusão é de que a não-retenção escolar, segundo os entrevistados, tem sido incapaz de garantir o direito à educação básica, na medida em que favorece a promoção de alunos sem aprendizagem efetiva e gera dificuldades crescentes para a continuidade dos estudos e para a absorção desses alunos pelo mercado de trabalho. Palavras-chave : não-retenção escolar; ciclos de estudo; sucesso escolar.