Resumo

O presente trabalho se insere na linha de pesquisa de história e historiografia da educação tendo como objetivo conhecer o pensamento pedagógico do educador Lauro de Oliveira Lima (1921-2013). O período histórico definido para a pesquisa está entre as décadas de 1960 e 1970, tempo em que o educador mais contribuiu para a educação no país, com mais de 30 publicações referentes à educação. Procuramos analisar e compreender os desafios de Lauro de Oliveira Lima perante os anseios da educação no período proposto, bem como sua reflexão sobre os impasses e reformas na educação. Defrontamo-nos com inúmeros conflitos e desafios vivenciados nas pesquisas bibliográficas, encontramos obras de diferentes vertentes do pensamento pedagógico do autor e uma grande quantidade de obras a serem conhecidas. Outro desafio é a ausência de estudos referentes ao seu pensamento. O objetivo deste trabalho é conhecer a vida e a concepção pedagógica de Lauro de Oliveira Lima, que se fez um pioneiro nos estudos da Psicogenética de Jean Piaget. Ressaltamos que a sustentação das ideias presentes aqui advém de leituras baseadas na história da educação, no Pensamento Pedagógico e nos estudos sobre intelectuais no Brasil. Para elaboração e sustentação deste trabalho, buscamos autores que problematizaram o contexto histórico e a produção do autor. Propomo-nos a analisar a obra A Escola Secundária Moderna: Organizações, Métodos e Processos, produzida na década de 1960, que ilustra seu pensamento pedagógico e as questões estruturais da educação, propondo um novo modelo de educação a ser seguido. A obra sugere questões ligadas às perspectivas política, ideológica, metodológica, de organização escolar e de processos de ensino. Portanto fez-se uma análise da obra considerando sua contribuição e mudanças para a educação brasileira no período estudado. A análise da obra também nos leva ao entendimento do pensamento pedagógico do autor estudado. Sobre os resultados notamos as contradições do autor, adapta produz o tempo que está vivendo, se adapta ao discurso tecnicista, profissionalização e institucionalização, passou a oferecer cursos para professores com o viés técnico.

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