Sobre
A Escola e o Esporte
A partir da década de 1920, os projetos e prescrições relativos à escolarização do esporte ganham destaque entre os educadores brasileiros. Tal movimento, analisado a partir da Associação Brasileira de Educação, guarda relação com o propósito de renovação pedagógica que buscou constituir a escola como uma experiência moderna, ativa e sintonizada com o trabalho urbano-industrial, Em uma perspectiva historiográfica, as práticas discursivas e institucionais investigadas permitem identificar que o esporte foi anunciado como conteúdo escolar, como método de ensino e, também, como conjunto de valores e atitudes. Ao mesmo tempo, foi questionado como instituição educativa paralela e concorrente à escola. Leitores interessados na História da Educação Física encontram aqui elementos de análise relativos ao processo de in(corpo)ração do ethos sportivo no esforço de produção de uma "moderna" forma escolar de socialização.
A Escola e o Esporte
A partir da década de 1920, os projetos e prescrições relativos à escolarização do esporte ganham destaque entre os educadores brasileiros. Tal movimento, analisado a partir da Associação Brasileira de Educação, guarda relação com o propósito de renovação pedagógica que buscou constituir a escola como uma experiência moderna, ativa e sintonizada com o trabalho urbano-industrial, Em uma perspectiva historiográfica, as práticas discursivas e institucionais investigadas permitem identificar que o esporte foi anunciado como conteúdo escolar, como método de ensino e, também, como conjunto de valores e atitudes. Ao mesmo tempo, foi questionado como instituição educativa paralela e concorrente à escola. Leitores interessados na História da Educação Física encontram aqui elementos de análise relativos ao processo de in(corpo)ração do ethos sportivo no esforço de produção de uma "moderna" forma escolar de socialização.