Resumo

A Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, MG, está inserida na menor cidade (aproximadamente 20 mil habitantes) entre as mais de 150 outras Escolas da área no país. Nesta dissertação procurou-se contextualizar sua criação e desenvolvimento, indagando as causas de sua gênese em 1971, e a sua influência no processo histórico da região sudoeste de Minas Gerais e leste de São Paulo, ao mesmo tempo, relacionou-se os fatos com aqueles vividos pela comunidade da Educação Física Brasileira. Entre os pressupostos que sustentaram a criação da Escola destacam-se: a inexistência de professores habilitados, o amplo mercado de trabalho para aulas de Educação Física nas inúmeras escolas, a legislação que incentivava a abertura de escolas particulares, a existência de uma única escola de Educação Física no Estado de Minas Gerais e as condições culturais e sócio-econômicas propícias na época. Trata-se de uma pesquisa histórica na sua forma interpretativa que, além de descrever os fatos, analisa e explica porque aconteceram. Inicialmente, a partir de uma síntese sócio-econômico-político-educacional dos anos 60/70, procurou-se oferecer um panorama histórico para melhor entendimento da origem da Escola. A seguir destacou-se os resultados alcançados no desenvolvimento da sua existência, enfatizando não só o curso de graduação, mas também outras iniciativas como: pós-graduação "lato sensu", Simpósio Mineiro de Ciência do Movimento, Centro de Pesquisa, Congresso Interno de Ciência do Movimento, Centro de Extensão e o projeto de Revistas de Educação Física, Esporte e Lazer On-line. Ao final apresentaram-se algumas considerações baseadas em duas formas de analisar os acontecimentos. Primeiro lançou-se um "olhar para trás", o que permitiu concluir que a criação da Escola tomou-se um marco referencial na região de sua abrangência, contribuindo para a melhoria dos serviços ofertados à sociedade, através de profissionais habilitados. Simultaneamente, ao lançar um "olhar para frente", ficou patenteada, a longa caminhada a ser empreendida, consubstanciada através de sugestões de prioridades para a melhoria da qualidade do processo de formação dos futuros professores 

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