A Escrita de Si na Formação em Educação Física
Por Flávio Soares Alves (Autor), Yara Maria de Carvalho (Autor), Romualdo Dias (Autor).
Em Movimento v. 17, n 2, 2011. Da página 239 a 258
Resumo
O objetivo deste ensaio é criar um campo de discussões sobre a "escrita de si" no contexto da formação em Educação Física, reconhecendo o exercício de escrita como um modo potente de captação e reinvenção do que escapa à ordem do conhecimento e que, ao mesmo tempo, exige do pensamento pensar a consistência dos encontros que atravessam os processos de formação profissional. Deste ponto, interessa tangenciar as demandas que ficam excluídas no discurso da formação, a saber: as sensibilidades, reconhecendo-as como expressões de um "conhecimento encarnado". Para além das competências teóricas, a "escrita de si" ajuda a edificar uma compreensão mais profunda da formação profissional, não porque dispara um discurso sobre a prática, mas por dar vazão à escrita das intensidades forjadas nos encontros entre conhecimentos e práticas.