A Esgrima Como Conteúdo das Aulas de Educação Física: Possibilidades de Uma Pedagogia Crítica em Tempos de Pandemia
Por George Almeida Lima (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental com o conteúdo esgrima no contexto pandêmico da covid-19. A experiência foi realizada em uma escola de ensino privado do município de Campos Sales-Ce. Participaram do estudo 20 alunos e alunas regularmente matriculados(as) em uma sala de aula de 9° ano da respectiva instituição. Ao longo de oito aulas de Educação Física, o professor observou e registrou os processos emanados das aulas, tentando compreender a função de professor e aluno(a) no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram a esgrima é um conteúdo passível de ser utilizado no período da pandemia, sendo problematizada de maneira crítica, onde os(as) discentes puderam ampliar sua visão sobre esta prática, desvinculando as aulas de Educação Física de movimentos repetitivos e estereotipados. Concluímos que uma participação ativa dos(as) alunos(as) na escolha dos conteúdos e da estruturação da aula estimula-o(a) e motiva-o(a) a participar das aulas de maneira efetiva.