A Espontaneidade do Brincar: Um Relato a Partir do PIBID
Por Natalia Ribeiro Costa (Autor), Joice Gottardo de Jesus (Autor), Victor José Machado de Oliveira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente relato de experiência é fruto das experiências realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Luiz de Deus Amado, localizado no bairro Boa Vista, município da Serra, ES. Durante a observação das atividades desenvolvidas na rotina do CMEI, nos chamou a atenção o livre brincar das crianças no pátio, uma vez que compreendemos que é na brincadeira que elas assinam a sua autoria (OLIVEIRA, 2013). Observar o livre brincar pode auxiliar na compreensão dos anseios e necessidades das crianças. O objetivo desse trabalho é relatar as brincadeiras espontâneas realizadas pelas crianças. Buscamos refletir sobre as situações observadas em que as crianças brincavam livremente no horário de pátio.