Resumo


O estado actual do conhecimento relativo à estética do desporto caracteriza-se,
ainda, por uma certa pulverização de conceitos relacionados com a sua definição. A
estética do desporto continua a ser tratada, por diversos autores, umas vezes em
relação directa com a arte, seja por afinidade, seja por divergência, outras vezes em
justaposição à beleza, com poucas preocupações na descodificação desta noção. A
ênfase no valor estético do desporto e nas categorias que consubstanciam essa
mais-valia, afiguram-se como um esforço importante na consolidação duma área
que permanece em busca de reconhecimento no seio das denominadas ciências do
desporto. Se bem que uma definição concisa das categorias estéticas associadas ao
desporto não seja possível, nem sequer desejável, é importante que se clarifique e
caracterize, de forma sustentada, a experiência estética induzida pelo desporto. Neste
esforço o recurso à categorização é inevitável, no sentido de assegurar a
comunicabilidade da experiência. Se é verdade que o desporto se concretiza na
pluralidade dos desportos, é igualmente verdadeiro que, de modo análogo, a estética
do desporto se substancia também nessa mesma pluralidade. De entre a diversidade
de modalidades desportivas a escolha, no presente estudo, recaiu sobre o ténis.
Actualmente praticado em todo o mundo, o ténis tornou-se um desporto universal
de grande impacto social.. O objectivo desta investigação consistiu em clarificar,
com base em dados empíricos, o entendimento de estética do ténis. A resposta foi
encontrada a partir da elaboração, aplicação e análise de entrevistas semi-estruturadas
realizadas a 14 treinadores portugueses de elite, de tenistas juniores e seniores. Com
base em estudos anteriores (KIRK, 1984; TAKÁCS, 1989; LACERDA, 2002) foi elaborada
uma grelha de análise constituída por categorias específicas que permitiram, através
do programa informático NUDIST, organizar e sistematizar as informações e, apurar
os nexos e as relações de causalidade entre os dados. Dos principais resultados e
conclusões cabe destacar que a actividade, o morfótipo, a cooperação, a técnica e a
táctica foram os aspectos considerados mais relevantes para a apreciação estética do
ténis. As categorias estéticas beleza, ritmo, variabilidade, estilo, cooperação,
comunicação, vitalidade, velocidade, força, estratégia e criatividade, associadas aos
aspectos enunciados anteriormente, emergiram como fortes indicadores de valor
estético no ténis

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