Resumo

O trabalho com o Futebol está inserido em diferentes contextos, e muitas vezes percebe-se que a prática pedagógica do professor/treinador está sustentada por um conhecimento empírico, baseado no senso comum. A presente pesquisa intenciona compreender os parâmetros que estruturam a dinâmica do Futebol a partir de uma base científica, utilizando os conhecimentos da Praxiologia Motriz. A metodologia é caracterizada como descritiva propositiva, de cunho qualitativo. Nesse sentido, busca-se o entendimento da Lógica Interna do jogo, caracterizando as Ações Motrizes que dela emergem, no contexto das interações de cooperação e oposição, presentes em todos os momentos do jogo. Analisa-se a dinâmica dos papéis e subpapéis que os participantes exercem, qualificando o entendimento acerca do Futebol e propondo insumos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dessa modalidade. Nesse sentido, propõe elaborar uma proposta que indique conhecimentos básicos e essenciais que venham a servir de alicerces para o professor/treinador que deseje trabalhar com o ensino/treinamento do Futebol.

Acessar Arquivo