Resumo

o presente trabalho aborda o tema da Ética na formação do fisioterapeuta a partir da concepção holista do Homem como um ser integral, bio-ps,ico-social. Com base nesse pressuposto, trabalha a compreensão da necessidade de integrar à formação do fisioterapeuta aspectos e valores éticos e morais, além dos valores legais já associados à profissão, Desta forma, o objetivo da presente dissertação é estabelecer uma fundamentação teórica que embase uma mudança no programa da disciplina de Ética e Deontologia do Curso de Fisioterapia, com enfoque nas relações e hierarquias de valores, tendo em vista uma formação profissional técnica, ética e humanizada. Metodologicamente, insere-se na pesquisa qualitativa sendo caracterizada como uma investigação explicativa o que diz respeito aos fins, através de questionamentos e depoimentos, foi coletada a opinião dos estudantes do 30 e 60 período do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, acerca do comportamento ético dos profissionais fisioterapeutas e da Disciplina Ética e Deontologia. Com base nos resultados pode-se constatar a importância e eficácia da disciplina no sentido de produzir reflexão e mudança de comportamento nos futuros profissionais, bem como a necessidade de reformulação em seus métodos de ensino. Convém ressaltar que a universalidade das regras, normas e princípios citados nos Códigos de Ética não é, de forma alguma, deixada de lado. O Código de Ética deve ter um enfoque calcado em uma concepção filosófica, com bases epistemológicas, para servir de referencial às identidades dos direitos e dos deveres, conforme ficou estabelecido na revisão de literatura, como ordens e proibições nele contidas, a fi m de assegurar o princípio de garantia universal aos seus beneficiários e destinatários, sempre pautado em critérios racionais e objetivos.

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