Editora Martins Fontes. None 2007. 272 páginas.

Sobre

Henri Wallon, falecido em 1962, foi o grande fundador, na França, da psicologia moderna da criança, o que não significa desconsiderar, em outros países, o suíço Jean Piaget, Arnold Gesell nos Estados Unidos e, é claro, Sigmund Freud e Charlotte Bühler em língua alemã. A obra de Wallon ocupa, pois, um lugar importante na herança original e características da psicologia europeia, tendo, ademais, grande valor atual e potencial para o educador, o pesquisador, o estudante e, de modo geral, o leitor contemporâneo.

A evolução psicológica da criança (1941) é a exposição mais sintética e mais completa do pensamento de Henri Wallon. Devido à riqueza interdisciplinar de suas múltiplas perspectivas, essa obra continua tendo fundamental interesse, para além da psicologia da criança, não só para psicólogos das outras especialidades, mas também para o público preocupado com outros campos do saber, como as ciências da educação, a psicanálise, a medicina, as neurociências, as ciências cognitivas, e certamente, a filosofia.

Sobre o autor:

Henri Wallon nasceu na França em 1879. Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela École Normale Supérieure; antes de chegar à psicologia, cursou também medicina, formando-se em 1908. Além deste livro, é autor de As origens do pensamento da criança (Manole) e deAs origens do caráter da criança (Nova Alexandria).