A Exclusão do Lazer Desportivo de Escolas Públicas e Privadas
Por Carine Musskopf (Autor), Ana Paula Ghisleni de Oliveira (Autor), Leandro Bernardes Freire (Autor), Marco Antônio Vargas Gregis (Autor), Edmilson Santos dos Santos (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Muitas vezes, o critério para garantir uma melhor qualidade de ensino na educação física está associado ao número de espaços desportivos disponíveis aos alunos e às alunas e dos materiais necessários para sua prática. Se, por um lado as condições objetivas, como espaços adequados e materiais, são importantes para a o ensino dos desportos, por outro os elementos simbólicos no interior da cultura escolar não têm permitido uma utilização equilibrada e justas desses. Este estudo teve como objetivo fazer uma análise comparativa entre nove escolas da rede pública de ensino e nove da rede privada no que diz respeito às práticas de lazer no âmbito do recreio. O registro desse cotidiano foi feito através da fotografia. Foram tiradas 432 fotografias. Cada cotidiano foifotografados em dois dias diferentes. Para análise e interpretação dos textos, foifeitoum diagrama das relações espaciais. Apesar das condições objetivas, para a prática desportivas, serem distintas, as escolas privadas possuem melhores infra-estruturas, não houve diferenças significativas entre esses dois contextos. Aqueles espaços privilegiados para essa prática são disputados apenas por alguns alunos. Aqueles grupos formados pelos alunos e alunas mais novos, mais fracos, menos violentos, menos adiantados e pelas meninas em geral são excluídos do direito ao lazer desportivo. Nesse sentido, parece que as diferentes escolas não conseguem interpretar o papel importante que o recreio tem na formação de subjetividades sensíveis às relações justas no âmbito do lazer. A exclusão banaliza-se e ensina para todos aquilo que é necessário que aconteça dentro e fora da escola para que alguns grupos tenham um maior acesso às práticas desportivas consolidando assim, seu poder e sua hegemonia.