Resumo

Os jogos eletrônicos podem ser considerados um dos maiores fenômenos tecnológicos criados pela humanidade. Com a criação da internet e do mundo virtual, rapidamente os videogames adentraram nesse ciberespaço. Assim, diversas plataformas são capazes de reproduzir esse tipo de prática, na qual bilhões de pessoas ao redor do mundo interagem diariamente com os conteúdos relacionados aos jogos eletrônicos. Essa estrutura criada nesse contexto origina uma nova realidade esportiva, os Esports. O ambiente competitivo nos Esports possui todas as características de um esporte tradicional, em que o foco dos jogadores é direcionado para o desempenho e sua manutenção. O alcance dessa ótima experiência pode ser descrito por meio da experiência de fluxo, no qual os atletas encontram-se totalmente imersos e em harmonia com a tarefa. Nesse sentido, estabelece-se a necessidade de compreender essa nova realidade esportiva e a experiência dos jogadores frente as demandas competitivas. Assim sendo, este estudo possui como objetivo analisar a manifestação da experiência de fluxo em jogadores universitários de Esports, e estabelecer as possíveis relações com a percepção do desempenho. A pesquisa possui caráter quanti-qualitativo, de natureza descritiva, realizada por meio de um questionário aberto aplicado após o jogo. A amostra foi composta por 30 jogadores universitários brasileiros, do sexo masculino. Em relação a metodologia de análise, optou-se pela análise de conteúdo como forma de exploração dos dados obtidos. Como resultados, foi possível observar que a competitividade é um dos principais fatores motivacionais para os participantes. Em relação a teoria de fluxo, observou-se que a percepção dos componentes dessa experiência ocorre de forma semelhante nos Esports, ao se comparar com os esportes tradicionais. Nesse sentido, evidencia-se a correlação positiva entre os aspectos da experiência de fluxo e o desempenho esportivo. Além disso, o ambiente competitivo dos Esports apresenta diversas demandas mentais, no qual esses fatores salientam a necessidade e os benefícios do treinamento psicológico para esse novo contexto. Desta forma, as análises da experiência de fluxo demonstram ser capaz de compreender os fatores positivos e negativos que constituem a prática de Esports.

Acessar Arquivo