A Experiência Do Programa Residência Pedagógica Em Educação Física Da Ufrn: Do Ensino Remoto Ao Presencial
Por Renata Nishimura Guerra Cavalcanti (Autor), Ana Beatriz Medeiros Melo (Autor), Aguinaldo Cesar Surdi (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A partir do contexto pandêmico mundial, em decorrência da propagação do vírus SARS-Cov-2 (COVID-19), no início de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendou o isolamento e o distanciamento social como medidas básicas para o enfrentamento do vírus. Dessa forma, estados e municípios brasileiros decretaram a suspensão das aulas presenciais, necessitando de adequação e reorganização das atividades acadêmicas.Diante do exposto e da heterogeneidade de contextos que foram potencializados nesse período, a trajetória do Programa Residência Pedagógica (PRP) se iniciou exatamente em meio a esse cenário de incertezas, dificuldades e exposições das fragilidades dos sistemas educacionais, da formação profissional e das desigualdades de acesso à educação e às tecnologias no nosso país. Destaca-se, portanto, a necessidade urgente de refletir sobre a democratização desses meios e o seu uso crítico e reflexivo para uma educação mais conectada.