Resumo

INTRODUÇÃO 

Nas aulas de Educação Física de uma escola pública, diversos cenários começaram a ser revelados em turmas do 6º ano. Um deles são os conflitos e agressões verbais/físicas entre alunos nas aulas. A escola localiza-se no centro de Duque de Caxias - RJ recebe alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa experiência foi construída durante o quarto bimestre de 2018 com duas turmas do sexto ano. Cada turma possuí de 20 a 30 alunos com idade de 11 a 14 anos. Na 609, a média era em torno de 16 meninas e 10 meninos. Já na 608, 17 meninos e 5 meninas. A experiência foi fundamentada nos Jogos de Oposição e suas aproximações com as lutas nas aulas de EF. Estabelecemos como objetivo compreender, a partir das estratégias didáticas organizadas, como os jogos de oposição podem contribuir na problematização dos conflitos. Definimos como pergunta: Como e quais elementos favoreceram a vivência e desenvolvimento dos jogos de oposição nas turmas do sexto ano?

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