A Experiência do Peri-capoeira: a Relação do Conhecimento Acadêmico com Saberes Populares em Um Curso de Formação de Educadores Populares de Capoeira na Perspectiva Intercultural
Por José Luiz Cirqueira Falcão (Autor), Reinaldo Matias Fleury (Autor).
Em XIII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Esse trabalho analisa a relação tensa e conflituosa entre o conhecimento acadêmico e o saber popular, utilizando como campo de investigação a experiência de pesquisa-ação desenvolvida a partir de duas edições do Curso de Formação de Educadores Populares de Capoeira na Perspectiva Intercultural - ―PERI-CAPOEIRA‖, pelo Núcleo de Educação Intercultural e Movimentos Sociais (MOVER), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, em articulação com a Confraria Catarinense de Capoeira (TRIPLO-C), na região da Grande Florianópolis, Santa Catarina. O nome PERI-Capoeira advém do fato desses cursos fazerem parte do Programa de Educação e Relações Interculturais (PERI), do MOVER. A Educação Intercultural é então concebida como uma relação ―tensa e intensa‖ entre diferentes sujeitos e que conecta dinamicamente diferentes contextos culturais, criando um ambiente criativo e formativo que rompe com procedimentos lineares e hierarquizantes para a constituição de conceitos, valores e atitudes sob perspectivas unidirecionais, unidimensionais e unifocais. O I PERI-Capoeira foi realizado na região da Grande Florianópolis, entre fevereiro e dezembro de 2005, com carga horária total de 120 horas. Foram promovidos 11 (onze) encontros (oficinas) onde se articularam processos de investigação e intervenção educativa.