Resumo

Esse trabalho analisa a relação tensa e conflituosa entre o conhecimento acadêmico e o saber popular, utilizando como campo de investigação a experiência de pesquisa-ação desenvolvida a partir de duas edições do Curso de Formação de Educadores Populares de Capoeira na Perspectiva Intercultural - ―PERI-CAPOEIRA‖, pelo Núcleo de Educação Intercultural e Movimentos Sociais (MOVER), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, em articulação com a Confraria Catarinense de Capoeira (TRIPLO-C), na região da Grande Florianópolis, Santa Catarina. O nome PERI-Capoeira advém do fato desses cursos fazerem parte do Programa de Educação e Relações Interculturais (PERI), do MOVER. A Educação Intercultural é então concebida como uma relação ―tensa e intensa‖ entre diferentes sujeitos e que conecta dinamicamente diferentes contextos culturais, criando um ambiente criativo e formativo que rompe com procedimentos lineares e hierarquizantes para a constituição de conceitos, valores e atitudes sob perspectivas unidirecionais, unidimensionais e unifocais. O I PERI-Capoeira foi realizado na região da Grande Florianópolis, entre fevereiro e dezembro de 2005, com carga horária total de 120 horas. Foram promovidos 11 (onze) encontros (oficinas) onde se articularam processos de investigação e intervenção educativa.