A experiência político-pedagógica de um mestrando com o estágio docente no ensino superior
Por André Luis do Nascimento Mont Alverne (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
O presente relato tem por objetivo apresentar a experiência de um professor de Educação Física durante o cumprimento da disciplina de estágio docente no ensino superior do curso de mestrado na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Petrolina. A prática pedagógica consistiu na preparação e condução das atividades que foram desenvolvidas durante a disciplina de Fundamentos da Educação I com supervisão do professor regente, sendo contemplada uma turma do segundo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física. O período de acompanhamento e regência na disciplina foi de quatro meses, maio a agosto de 2022. O contato inicial entre o discente e o docente responsável pela disciplina foi realizado a cerca de um mês antes do início das atividades letivas. O dialogo aconteceu em prol da aproximação dos conhecimentos entre ambos, surgindo discussões e debates referentes a temática a ser trabalhada. Posteriormente, iniciamos a organização do plano de disciplina. As escolhas das temáticas a serem abordadas foram estabelecidas seguindo critérios de afinidade dos temas. Desse modo, serão apresentadas as experiências durante a condução das aulas ministradas. Assim, na primeira aula o discente ficou responsável por apresentar uma dinâmica de conhecimento e reconhecimento da história de vida dos(as) estudantes até alcançar a graduação. Na aula seguinte, organizamos um júri simulado para discutirmos a educação na sociedade como forma de redenção, reprodução e transformação. Ao término dessa atividade, os(as) estudantes foram divididos(as) em sete equipes para que nas duas aulas subsequentes realizassem apresentações de seminários sobre as pedagogias liberais e progressistas. Posteriormente, o discente abordou duas aulas consecutivas, tendo respectivamente como temáticas, didática e plano de ensino/aula. Essas aulas aconteceram de forma remota, optando por utilizar uma exposição dialogada. Em seguida, organizamos uma palestra para os(as) estudantes do curso de graduação com um palestrante que abordou a temática “Fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos do currículo críticolibertador da Educação Física escolar”, ministrada a convite por um professor colaborador da instituição. O contato com a pedagogia crítica e a fala do palestrante fez suscitar uma problematização no discente que se transformou em aula.