A Experiência Social do Pibid na Educação Física: Uma Política Pública de Formação de Professores
Por Cláudio Marques Mandarino (Autor), Ednaldo da Silva Pereira Filho (Autor), Luciana Lunkes (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho visa descrever alguns impactos característicos da experiência social do PIBID, nas formações profissionais daEducação Física. É um estudo exploratório compostopor uma revisão bibliográfica das publicações sobre o PIBID nosúltimosCONBRACE epor uma coleta de dados empíricos através da aplicação de um questionário eletrônico combolsistas do PIBID da Educação Física. Os principais resultadosmostram impactos bastante diversificados queabrangem a mobilização da escola básica; desacomoda os cursos de Licenciaturas das IES; ao mesmo tempo, éum programa de formação continuada como de formação inicialecontribui,sobremaneira,para a valorização da profissão de professor.O PIBID tem se configurado numa potencial política de Estado