Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se as questões de gênero influenciam a decisão dos responsáveis por crianças de 4 a 6 anos, com distúrbios na conduta motora oral, a buscarem auxílio da Fonoaudiologia. A metodologia escolhida insere-se no paradigma fenomenológico, fazendo uso da abordagem qualitativa. Participaram da investigação quarenta e oito sujeitos, sendo doze meninos, doze meninas e vinte e quatro responsáveis pelos mesmos. Os instrumentos empregados com as crianças foram: uma despistagem fonética/fonológica e uma entrevista sobre a construção do gênero acompanhada por uma caixa de brinquedos; com os responsáveis, o instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada. A despistagem revelou que todas as crianças avaliadas apresentavam distúrbios articulatórios. A entrevista acompanhada pela caixa com brinquedos indicou que elas escolheram os brinquedos culturalmente considerados
adequados ao seu sexo. Os dados revelaram também que os responsáveis pelas crianças do estudo são influenciados pelas questões de gênero a buscarem auxílio da Fonoaudiologia prioritariamente e predominantemente para os meninos. Isso nos remete à escola, principalmente, quando as atividades recreativas permitem ao professor de Educação Física contribuir na formação da imagem corporal do seu aluno e ainda favorecer o desenvolvimento da motricidade fina infantil.

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