Resumo

INTRODUÇÃO: Comunidades de prática são grupos de profissionais que compartilham de um mesmo interesse. Um elemento essencial para conduzi-las é o facilitador. Este, tem a função de organizar os encontros, estimular a cooperação e auxiliar os membros na aprendizagem profissional.
OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada na facilitação de uma comunidade de prática de professores de natação. 
MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência do facilitador de uma comunidade de prática professores de natação. Participaram desta comunidade três professores, um que atuou como facilitador e duas professoras de natação infantil com aproximadamente dois anos de experiência. A sistematização das atividades teve como base a Pedagogia da Facilitação.
RESULTADOS: Foram relatadas as experiências do facilitador em cada etapa da Pedagogia da Facilitação. Na introdução, o facilitador expôs a proposta da comunidade de prática e junto com as professoras definiram a organização dos encontros. No questionamento, o facilitador indagou as professoras sobre os problemas enfrentados na atuação profissional e definiram uma estratégia para solucioná-los. Na experimentação, as professoras aplicaram a estratégia na prática. Na avaliação, o facilitador levantou questionamentos sobre as estratégias utilizadas e junto com as professoras avaliaram as experiências. No aprendizado, o facilitador propôs que as professoras refletissem sobre todos os encontros realizados e a influência sobre o novo conhecimento adquirido. O compartilhamento foi realizado informalmente após a aplicação da estratégia na prática.
CONCLUSÃO: Ao perfazer todas as etapas da Pedagogia da Facilitação, pode-se concluir que as professoras participantes da comunidade de prática conseguiram identificar os problemas que enfrentam na prática, definir estratégias para solucioná-los, experimentá-las e avaliar todo o processo na aprendizagem de novas estratégias. Desse modo, pode-se afirmar que a utilização da Pedagogia da Facilitação como uma proposta adequada a sistematização das atividades de uma comunidade de prática.

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