Resumo

Os autores deste artigo, colegas e colaboradores na criação da teoria educacional abrangente conhecida como Tratamento Pedagógico do Corpóreo, liderada pelo professor Marcelino Vaca Escribano, analisam as possíveis influências que as ideias de Reiner Hildenbrant-Stramann tiveram sobre o modelo durante mais de duas décadas de intercâmbio e trabalho de pesquisa conjunta. Fazemos isso com base na ideia de Escola Móvel que conseguimos apreender das diversas publicações, palestras, práticas e debates que compartilhamos com o professor da Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha), tomando como guia o artigo da revista Movimento intitulado "Escola(s) em Movimento" (2005).
Ambos os modelos se baseiam na afirmação de que o Corpo - para o TPC - e o Movimento - para a Escola Móvel - são elementos essenciais na configuração de uma escola que deseja cumprir a dupla missão de ensinar e educar. Eles compartilham uma visão ecológica da instituição educacional na qual todos os seus componentes (teorias, programas, espaços, pessoas, materiais etc.) devem ser integrados e complementados para atender aos sujeitos que são corpos e que aprendem em movimento.

Acessar