Resumo

A filosofia do treinador compreende um conjunto de princípios, significados e valores, pessoais e profissionais, que fundamentam as formas como idealiza e concretiza sua intervenção pedagógica. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a filosofia de uma treinadora de surf. Metodologia: Realizou-se um estudo de caso de uma treinadora de surf experiente. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada para obter dados sobre a sua filosofia enquanto treinadora e ainda, procedimentos de observação participante para a obtenção de informações sobre o seu dia a dia de trabalho, a serem exploradas nas entrevistas. Os dados foram analisados mediante a técnica de Análise Temática com verificação indutiva de padrões temáticos. Resultados: Os resultados evidenciaram cinco princípios pessoais estruturantes da filosofia de trabalho da treinadora de surf investigada: Ser surfista, Vocação para ensinar, Competência para o ensino/treino do surf, Realização pessoal em ser treinadora e Perspectiva pessoal de intervenção. Os princípios ser surfista e Vocação para ensinar foram constituídos por significados ligados às suas experiências antes do ingresso na carreira de treinadora, vinculadas à prática do surf (surf lifestyle e domínio do surf). Os princípios Competência para o ensino/treino do surf, Realização pessoal em ser treinadora e Perspectiva pessoal de intervenção, foram constituídos pelos significados das experiências como treinadora de surf e também, de sua longa trajetória de envolvimento nessa modalidade esportiva. Conclusões: A filosofia da treinadora de surf constituiu-se por uma estrutura de significados, princípios e valores, desenvolvida e validada por meio de suas experiências pessoais e profissionais, principalmente, ligadas ao seu envolvimento com o surf.

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