Resumo
O estudo aqui apresentado, tratou de buscar uma fundamentação teórica, para que através da Psicomotricidade, pudesse se fazer a inserção da Fonoaudiologia no contexto da Ciência da Motricidade Humana. Teve como objetivo propor uma fundamentação teórica, que pudesse servir como referencial técnico, científico, ético e moral, ao profissional da fonoaudiologia, com o propósito de contribuir com a minimização da carência de fundamentação a respeito da utilização de teorias e práticas psicomotoras, quando destinadas ao auxílio das correções de distúrbios auditivos ou de linguagem, com o real conhecimento científico, e uma reflexão ética e moral acerca da complexa correlação existente entre a linguagem e a psicomotricidade, ou em outras palavras, entre a linguagem e a motricidade humana. Este estudo caracterizou-se como sendo do tipo descritivo de análise documental, que permitiu uma visão dos fenômenos sociais e do conteúdo das mensagens inseridas nos documentos. Como resultado desse estudo pode-se observar a indicação de alguns mecanismos facilitadores do desenvolvimento cognitivo em termos de inteligência lingüística, possíveis de serem desenvolvidos através da inteligência corporal cinestésica, em termos de coordenação fina e grossa, pelas abordagens psicomotoras; no tocante a utilização dessas teorias e técnicas psicomotoras, pôde-se indicar alguns caminhos que devem ser aprofundados a fim de que normas de condutas profissionais no âmbito da fonoaudiologia sejam seguidas estando fundamentadas a partir da ética e da moral; em relação às questões científicas apresentadas, demonstram o quanto os profissionais da fonoaudiologia, devem reavaliar profundamente suas bases epistemológicas a fim de possuírem realmente uma ciência. Como conclusão final ficou claro que acima de qualquer estudo ou ciência, a pessoa humana deve ser mais valorizada e respeitada por todos que a questionam ou estudam, lembrando sempre que ela deve ser o fim de tudo e nunca simples meio.