A Força da Marca Para a Construção de Um Novo Produto: a Reestruturação do Avanti do Palmeiras
Por Frank Borges Marques (Autor), Vérica Freitas (Autor), Verônica Angélica Freitas de Paula (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 7, n 2, 2018.
Resumo
O caso apresenta o processo de reformulação do AVANTI, o programa de Sócio Torcedor da Sociedade Esportiva Palmeiras. O Palmeiras é um dos principais clubes de futebol brasileiro, possuindo uma marca consolidada, conhecida nacional e internacionalmente. Atualmente ocupa o quarto lugar no ranking dos clubes com maior número de torcedores no futebol brasileiro, com 5,6% do total (10,5 milhões de torcedores), conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisa (2016). Com dificuldades financeiras no início do seu mandato, o então presidente do clube, Paulo Nobre, acreditava na reformulação do programa de sócio torcedor, trazendo benefícios não apenas para o clube, mas também aos sócios. Após as mudanças nos compostos de marketing, o programa obteve grande sucesso, chegando a 2018 com 123.555 sócios torcedores (Histórico Futebol Melhor, 2018). Em termos financeiros, o programa de sócio torcedor rendeu ao clube uma crescente receita, chegando a R$ 47 milhões reais em 2017 (Simon, 2018). O caso é destinado à aplicação dos conteúdos relacionados à Gestão de Marcas, Estratégia de Marketing e Decisões de Marketing, que podem ser ministrados em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, objetivando contribuir para a discussão prática em sala de aula desses temas, cooperando com o processo de ensino-aprendizagem.