A formação acadêmica em educação física para a atenção básica do SUS: uma revisão integrativa em teses e dissertações
Por Katia Bilhar ScapinI (Autor), Diego Faria de Queiroz (Autor), Daiana Machado dos Santos (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Elisabete dos Santos Freire (Autor), Thiago Villa Lobos Mantovani (Autor).
Resumo
Faz-se necessário abordar criticamente a promoção da saúde e os elementos que impactam o processo saúde/doença no cotidiano da formação do professor de Educação Física (EF). Portanto, este estudo tem como objetivo analisar teses e dissertações produzidas sobre a formação acadêmica em EF e sua relação com a saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma revisão integrativa. O estudo encontrou seis dissertações que mostraram que apesar da percepção das universidades de que a formação acadêmica permite aos professores de EF atuar no SUS, é possível identificar a manutenção do discurso conservador e biomédico, o que afeta a compreensão, a percepção e a ação dos professores de EF em equipes multiprofissionais no contexto da Saúde Coletiva presente no SUS.