Resumo

Este trabalho teve por objetivo a análise da proposta de formação continuada de professores da Prefeitura de Porto Alegre na 3ª gestão da Administração Popular. Essa análise foi realizada tendo como dimensões: a finalidade educacional da proposta, a perspectiva de desenvolvimento da qualificação dos professores, as estratégias de ação utilizadas pela proposta e as identificações produzidas pelos dispositivos de formação. Com vistas a atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, investigando em profundidade como se dá essa proposta de formação. Esse estudo envolveu uma pesquisa documental através da análise de leis, textos, revistas e diversas publicações da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED), e uma pesquisa de campo, que se desenvolveu através de entrevistas e observações tomando como unidade de análise uma escola da Rede Municipal de Educação, para melhor entender como se dá esse processo de formação. Os resultados obtidos demonstraram que como a finalidade educacional da proposta é potencializar uma educação crítica nas escolas municipais de forma a atender aos interesses das classes populares; as perspectivas de desenvolvimento da qualificação docente apontam para um desenvolvimento coletivo, plural e que parta das questões do cotidiano; as estratégias utilizadas apresentam um amplo leque de procedimentos, categorizados em eventos e programas, com ênfase no modelo interativo-reflexivo desenvolvido pelo coletivo das escolas; as identificações produzidas pelos dispositivos de formação remetem à identificação pela integração e diferenciação a coletivos plurais, identificação política a um projeto histórico de transformação social e identificação a um estilo de profissional que é autor de seu fazer. Ao final do trabalho teceram-se considerações que apontam destaques, questionamentos e sugestões. Os resultados são problematizados a partir das visões de mundo descritas no quadro teórico.

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