Resumo

A mola propulsora para a elaboração desse escrito surgiu da experiência vivenciada durante a participação de acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) no espetáculo Reversos. Este espetáculo fez parte da 16ª Mostra Coreográfica da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) através do projeto “Itinerâncias Ginásticas” versão 2023. No decurso da construção do espetáculo nos deparamos com diversas situações que incidiram em nossa formação, principalmente porque não estão presentes, geralmente, no âmbito das atividades acadêmicas cotidianas. Diante desse contexto, sentimos a necessidade de compartilhar essa vivência formativa no universo de um projeto de extensão. Assim, para nortear o texto, elaboramos a seguinte pergunta problema: quais os impactos da participação no projeto Itinerâncias Ginásticas na formação de acadêmicos do curso de Educação Física da UFPA? Em consideração a isso, o objetivo do estudo foi apresentar os impactos da participação no projeto Itinerâncias Ginásticas na formação de acadêmicos do curso de Educação Física da UFPA. Os caminhos metodológicos foram baseados na pesquisa qualitativa de acordo com Oliveira (2010) envolvendo, como instrumento de coleta de dados, os relatos de experiência de 8 acadêmicos registrados em diário de bordo. O diálogo, a partir das experiências, foi realizado à luz das ideias de Ayoub (2007), Macias, Bentes e Ribeiro (2021), Imbernón (2011), entre outros autores que tratam sobre ginástica e formação de professores. Para efeito de organização, o texto foi estruturado da seguinte maneira: no 1° momento apresentamos algumas reflexões acerca da formação de professores em ginástica e o projeto Itinerâncias Ginásticas. No segundo momento descrevemos a experiência vivida no processo de construção de uma das atividades do projeto e o impacto dessa participação na formação de acadêmicos do curso de Educação Física. No 3° momento, apontamos nossas percepções sobre o processo.

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