Resumo

Neste trabalho buscamos retraçar o percurso de uma investigação em andamento que aborda a temática relativa às experiências formativas e metodológicas no campo da Ginástica Geral (GG) e da cultura circense na licenciatura em Educação Física. O foco refere-se à análise das ações conceituais e procedimentais do Núcleo de Ginástica Geral e Cultura Circense (Núcleo de GG e CC) do Programa de Extensão e Cultura: Corpoencena, Formação e Experiência Estética: Produção Artístico-Cultural e Pedagógica no Sudeste de Goiás da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). A trajetória para escolha desta temática se deu ao ingressarmos no Curso de Educação Física da RC/UFG, em 2016, no contato com a disciplina de Metodologia de Ensino e Pesquisa em Ginástica Escolar (MEPGE). As experiências conceituais e procedimentais desta disciplina atravessaram o percurso histórico e cultural da Ginástica a partir da inserção de sua gênese etimológica na formação do homem grego (Paidéia clássica), perpassando por sua retomada como prática corporal e conteúdo formativo na modernidade a partir do sec. XIX e de seus processos de esportivização até a constituição da GG.