Resumo

O presente artigo trata sobre a formação de professores para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s). Nesse sentido, o estudo se propôs a analisar a formação dos graduandos em Educação Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte, refletindo sobre a sua concepção da importância do uso das NTIC’s na prática pedagógica. O estudo segue uma abordagem metodológica qualitativa, com ênfase no método estudo de caso. As técnicas utilizadas para coleta de dados foi análise documental e aplicação de questionários. Os sujeitos da pesquisa foram licenciandos em Educação Física que cursaram e concluíram com aproveitamento a disciplina Novas Tecnologias em Educação Física. De acordo com a análise dos documentos, identificamos que a legislação educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Resolução CNE/CP nº 1/2002) e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE convergem sobre a necessidade de formar professores para o uso das Novas Tecnologias. Sobre a percepção dos sujeitos que receberam formação tecnológica ao longo de sua graduação, constatamos que os mesmos consideram que as NTIC’s devem estar presentes na prática docente, sendo um elemento inovador necessário ao professor em uma sociedade cada vez mais tecnológica. Nesse sentido, acreditamos que a formação de professores para o uso das NTIC’s auxilia nas práticas curriculares e extracurriculares dos graduandos, além de formar professores de acordo com as exigências da legislação brasileira.

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