Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação de professores crítico-reflexivos na Educação Física, refletindo sobre a concepção de formação existente nos documentos institucionais e a percepção dos bolsistas de iniciação à docência a respeito dessa contribuição. O estudo partiu de um Estudo de Caso, tendo como campo empírico o Pibid do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os sujeitos da pesquisa foram os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Pibid IFCE / Educação Física / Campus Limoeiro do Norte. Por meio de estudos bibliográficos verificamos que historicamente a Educação Física tem se norteado pela racionalidade técnico-instrumental, tal racionalidade tem como base a promoção da aptidão física e técnica, e cumpre uma função social de manutenção do status quo dominante na sociedade. Para o conhecimento da realidade pesquisada realizamos uma análise documental e procedemos a aplicação de questionários. Os documentos analisados foram o Regulamento do Pibid, o Projeto Institucional do Pibid IFCE e o Subprojeto vinculado à licenciatura em Educação Física do IFCE, campus Limoeiro do Norte. Pela análise dos documentos, verificamos que o Pibid tem como foco principal a iniciação à docência, com vistas ao aperfeiçoamento da formação de professores e a melhoria da qualidade da educação básica. Entre as estratégias formativas do programa, destacamos a aproximação do futuro professor com o seu campo de trabalho, mobilizando os professores da Educação Básica como co-formadores, em parceria com os professores das Instituições de Ensino Superior. A reflexão é assumida nos documentos como um elemento na formação docente, entretanto, no Regulamento Pibid e no Projeto Institucional a reflexão não é abordada com característica crítica no sentido de consideração dos elementos contextuais do ensino. Entendemos que as concepções formativas expressa nesses documentos estão enviesadas para a compreensão técnica da formação e prática pedagógica, os quais evidenciam a necessidade de desenvolvimento de ações formativas sem um embasamento teórico crítico.O subprojeto Pibid IFCE / Educação Física apresenta um sólido referencial teórico com fundamentação crítica, buscando desenvolver ações alinhadas com esse referencial, entretanto sem aprofundamento. Pela análise dos discursos dos bolsistas de iniciação à docência percebemos que eles apresentam dificuldades em reconhecer a existência de uma formação crítica e reflexiva, apesar de entenderem que o Pibid contribui de forma prática para a sua formação profissional. Destacam como principais elementos de contribuição a aproximação com o campo de trabalho, o contato com professores experientes, a participação em atividades de planejamento, pesquisa e trabalho colaborativo, entre outros. Em nosso entendimento, no âmbito do Pibid é possível concretizar uma formação de professores a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, mesmo que a concepção formativa do Programa como um todo não intencione para essa proposta formativa. Consideramos indispensável a mudança no tipo de racionalidade que norteia o processo formativo e a prática docente, com a valorização dos aspectos críticos do fazer/ser professor.Destacamos a necessidade de constituição de um ambiente de liberdade e responsabilidade, embasado em um sólido referencial teórico e com intencionalidade formativa no sentido emancipatório. 

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